Baía da Babitonga

Baía da Babitonga - São Francisco do Sul

Baía da Babitonga - São Francisco do Sul

Na foto acima, obtida no Mirante no Morro do Boa Vista, em Joinville, pode-se visualizar a Baía da Babitonga durante um belo amanhecer. As porções de terra a direita são a ilha de São Francisco, enquanto as porções à esquerda são da Vila da Glória (distrito continental de São Francisco) e Itapoá. Na exata parte onde o sol nasce, está o encontro da baía com o oceano atlântico.

A Babitonga é a maior baía navegável do Estado de Santa Catarina, estendendo-se no sentido Leste -  Oeste. Formada pela Ilha de São Francisco do Sul e o continente, é margeada pelos municípios catarinenses de Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville. Abrigada do vento sul, permanece com suas águas calmas na maior parte do tempo. Dessa forma pode-se navegar pela baía em potentes lanchas, em silenciosos veleiros e em pequenas canoas.

O porto e o centro da cidade de São Francisco do Sul, com seu casario histórico, ficam logo na entrada da baía da Babitonga, depois de ultrapassada a barra. Depois de passar por 24 ilhas ao fundo da baía, chega-se à Lagoa de Saguaçu e ao Rio Cachoeira, caminho percorrido pelos imigrantes que fundaram Joinville.

O passeio de escuna pela baía de Babitonga é concorrido. O tour dura duas horas e meia e passa por 14 ilhas, com direito a parada para banho na ilha das Flores. Um outro roteiro leva ao Arquipélago das Graças, formado por ilhas inabitadas e águas clarinhas, perfeitas para um mergulho.

Barco Príncipe de Joinville - Passeio pela Baia da Babitonga

Barco Príncipe de Joinville - Passeio pela Baia da Babitonga

This entry was posted in São Francisco do Sul and tagged . Bookmark the permalink.

One Response to Baía da Babitonga

  1. vilson stemposki says:

    tive ai amei muito e quero voltar ai pescar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>